Irrigação

Portugal tem vindo ao longo deste milénio a regressar progressivamente à agricultura mas continua a debater-se com problemas já existentes no passado: dificuldade no transporte de água para a irrigação dos campos.

Este problema foi colmatado no Alentejo, zona mais afectada com a falta de água na agricultura, com a construção da barragem do Alqueva. A construção desta barragem permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa Ocidental, tendo como objectivo o regadio de toda a zona alentejana e produção de energia eléctrica.

 O principal objectivo dos canais de rega é o transporte do maior volume de água a longas distâncias com custos de operação e manutenção o mais baixos possíveis. Neste sentido a Actemium realiza trabalhos de engenharia no âmbito da automação, controlo e supervisão dos canais de rega de Norte a Sul de Portugal.

Desenvolveu ainda uma Unidade Local (UL) que é uma unidade de telemetria e controlo capaz de monitorizar em tempo real consumos de diversos utilizadores. De baixo consumo e sem manutenção esta UL pode facilmente ser configurada pelo utilizador sem necessidade de deslocação deste ao local.

&nbp;
Facebook
LinkedIn