A Águas do Norte possui a seu encargo a gestão de cerca de 1.150 infraestruturas, compostas por vários sistemas de telegestão (SCADA), cada um dos quais com diferentes soluções de alarmística. Esta diversidade de soluções torna a sua gestão e manutenção complexa e dispendiosa.
Perante os diversos constrangimentos, a Águas do Norte projetou o conceito de uma plataforma disruptiva para a gestão Centralizada de Alertas e Notificações (CAN), de forma a uniformizar, consolidar e agilizar toda a informação dispersa pelos vários sistemas de alarmística, eliminando, assim, as soluções do tipo stand alone.
Partindo deste conceito projetado pelo cliente, a Actemium Portugal desenvolveu uma plataforma centralizadora de alarmística, que recolhe informação proveniente de um universo alargado de sistemas SCADA das mais variadas marcas.
Esta plataforma permitiu redefinir os processos da operação, através de um conjunto de ferramentas de gestão, monitorização e análise de todos os alarmes intrínsecos à atividade de negócio, cuja agilidade de parametrização possibilitando ao utilizador personalizar as notificações que pretende receber, tendo em conta as suas próprias necessidades.
Graças à recolha de informação em tempo real e ao envio de notificações através de SMS, email e Microsoft Teams, foi possível aumentar a coordenação e interoperabilidade entre equipas.
Na plataforma foram integradas diversas funcionalidades que interagem diretamente com outros sistemas existentes na Águas do Norte, como, por exemplo, a Gestão de Frota, as Telecomunicações, os Recursos humanos (escalas de prevenção) e a Meteorologia.
A plataforma disponibiliza, entre outras aplicações, diversos indicadores estatísticos relativos ao tipo de alarmes e ao número de ocorrências. Esta informação permite obter uma visão holística de todo o sistema e atuar de forma transversal em toda a empresa, procurando eliminar alarmes irrelevantes ou crónicos e, com isso, focar a atenção nas ocorrências verdadeiramente relevantes para as operações.
Todos os indicadores são armazenados numa base de dados e posteriormente utilizados por algoritmos de inteligência artificial, com o objetivo de alertar para o risco de ocorrência de determinados tipos de alarmes. Para isso, os dados são correlacionados com dados meteorológicos e demais informações que possam influenciar a ocorrência de alarmes.
Esta funcionalidade fará com que a Águas do Norte possa otimizar a sua capacidade de resposta, de uma forma proativa, uma vez que terá, atempadamente, uma previsão sobre os problemas que poderão ocorrer nas suas instalações, no futuro.