Image

Inovar para a indústria do futuro

A indústria está a mudar

Muitas tecnologias circulam em torno da indústria 4.0 e da engenharia mecânica. A maioria delas é digital, daí o seu impacto significativo.

Este impacto traduz-se:

  • na possibilidade de ligar tudo para recolha de dados, a noção de IoT (Internet das Coisas), mas não só;
  • no desenvolvimento de infraestruturas descentralizadas (a cloudification);
  • na análise de dados, como o machine learning;
  • algumas tecnologias representam hoje uma evolução dentro da indústria.

Estas são as possibilidades oferecidas pela integração eletrónica, cobótica, realidade virtual e aumentada, NDT de raios gama, entre outras. Em última análise, as ruturas tecnológicas estão a acontecer.

A inteligência artificial, os sistemas de visão, as novas interfaces cognitivas e o blockchain, alguns dos quais devem revolucionar o mundo industrial e tornar a manutenção de robôs industriais mais fácil ao longo do tempo, com uma impressionante evolução da engenharia técnica e mecânica.

Para abordar o tema, devemos focar 2 aspetos fundamentais:

  • A necessidade ou a utilização pelo cliente;
  • A abordagem do segmento de mercado associada ao conhecimento do processo do cliente.

Criação de valor através da inovação

Soluções e serviços baseados no conhecimento do processo e nas melhores tecnologias disponiveis no momento. A Actemium pode aplicar uma abordagem à fábrica do futuro em 5 medidas:

  • Equipamentos & Sistemas de Processo

  • Gestão de Processos de Negócios;
    Especialistas em sistema remoto;
    Digital Twin;
    Serviços baseados na localização;
    Higiene e Segurança.

  • Robótica e soluções de vanguarda;

    Fabricação Aditiva (impressão 3D).

  • Cadeia de Valor IT-OT;

    Cibersegurança;

    Serviços na cloud;

    MOM/MES.

  • Eficiência energética;

    Indústria circular;

    Descarbonização da indústria;

    Financiamento.

Para abordar os cinco principais motores da indústria do futuro:

  • Qualidade, com a necessidade de aumentar a exigência;
  • Fiabilidade, a chave para uma produção eficiente (e segura);
  • Produtividade, maior competitividade;
  • Flexibilidade, para se poder adaptar à procura e produzir à vontade, graças à automação industrial;
  • Sustentabilidade, que inclui aspetos ambientais.

Agir pela sustentabilidade

A ecoeficiência é uma grande preocupação em todos os projetos da Actemium. Este é o resultado da combinação da eficiência energética com a circularidade e a descarbonização, com o principal indicador: a pegada de carbono. O desenvolvimento desta ferramenta é uma prioridade.

Três formas de melhorar o impacto das indústrias no mundo

  • Eficiência Energética

    Ao dia de hoje, já muito foi feito ao nível da eficiência energética, graças ao Quick Scan. Uma auditoria de um dia na fábrica do cliente para identificar possíveis ganhos no desempenho energético. Com o crescimento da auditoria sistémica e da rede interna, a Actemium posiciona-se como um grande player no mundo da ecoeficiência para as indústrias.

  • Circularidade

    Como integrador e líder em manutenção, a circularidade é um caminho muito eficiente para melhorar a pegada de carbono.

    A implementação de soluções como a Reutilização, quando possível, é uma forma muito eficiente de reduzir a pegada, ao mesmo tempo que permite:

    • Substituir ou reparar;
    • Reciclar ou oferecer uma segunda vida ao produto.

    Os especialistas da Actemium também podem operar análises acerca do ciclo de vida e implementar funções preditivas. Ao dominar todo o processo produtivo de um produto, a implementação de linhas totalmente automatizadas com ecoeficiência é uma prioridade para a Actemium.

  • Descarbonização

    Para a Actemium, o futuro é a descarbonização. Há necessidade de tomar a iniciativa de explorar novas soluções e de as aplicar nos negócios operacionais.

    Alguns exemplos no domínio da indústria:

    • Hidrogénio, Energia para o Gás para …;
    • Baterias;
    • Captura e utilização de carbono;
    • Otimização de materiais;
    • A descarbonização como um serviço.